Language
Atualização constante a respeito das legislações

Desafio da OAB é fortalecer a advocacia e o estado democrático”, diz Santa Cruz em posse no RN



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 às 16h10

Brasília – O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou na noite desta terça-feira (12) da solenidade de posse da nova diretoria da Seccional potiguar da Ordem, ocasião em que também tomaram posse os conselheiros, membros da Caixa de Assistência do Advogado (CAARN) e dos presidentes das Subseções de Assu, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Currais Novos, Goianinha e Mossoró eleitos para o triênio 2019/2021.

Santa Cruz abriu a solenidade destacando o papel da instituição na sociedade. “Temos o desafio de fortalecer a advocacia potiguar e o estado democrático. É óbvio que quando a OAB age em pautas que desagradam a alguns, como quando pediu a criminalização do caixa dois, ela quer moralizar e valorizar os três Poderes, e não destruir as instituições", declarou Santa Cruz.

Ele falou bastante sobre o respeito às prerrogativas da advocacia. “O advogado é porta-voz do cidadão. Se ele, no exercício desta função, vê seus direitos e suas prerrogativas profissionais atacadas, é o cidadão quem sofre. A sociedade está viciada em soluções fáceis, e nós – advogados – assim como os jornalistas, temos o papel de questionar isso. A essa prática se denomina contraditório. Como dizia Sobral Pinto, devemos abominar o pecado e ter amor pelo pecador. Essa é a base da nossa profissão, que entra em conflito diário com aqueles que, frustrados e insatisfeitos, buscam soluções autoritárias”, apontou.

O presidente eleito para a Seccional, Aldo Medeiros, anunciou metas administrativas para a gestão durante a prestigiada cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas a governadora Fátima Bezerra. Aldo Medeiros assume a presidência da OAB-RN ao lado dos advogados Rossana Fonseca (vice-presidente), João Victor de Holanda (secretário-geral), Milena Gama (secretária-geral adjunta) e Alexander Gurgel (tesoureiro).

“Essa gestão se fundamentará na defesa da independência Institucional, na transparência dos atos e na modernização da gestão, além de especial empenho em inserir com mais vigor os advogados iniciantes nas lides profissionais, dar concretude à integração das Subseccionais nos serviços que a OAB presta aos advogados da capital, adotar instrumentos de inserção efetiva da mulher advogada na condução de importantes atividades da advocacia e dar estrutura adequada à Escola Superior de Advocacia para que os advogados tenham ao seu alcance os cursos e instrumentos que melhor atendam suas necessidades”, detalhou Aldo Medeiros.

Também fizeram uso da palavra a vice-presidente Rossana Fonseca, o membro honorário vitalício da OAB-RN, Paulo Eduardo Teixeira; a presidente da CAARN, Monalissa Dantas; o representante do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, desembargador Eridson Medeiros; e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, João Rebouças.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB Rio Grande do Norte


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend