Language
Atualização constante a respeito das legislações

Em Francisco Beltrão (PR), Lamachia destaca advocacia como protagonista de transformações sociais

sexta-feira, 27 de julho de 2018 às 10h54
Francisco Beltrão (PR) - “A nova sede da OAB Francisco Beltrão é da advocacia, mas, acima de tudo, é da própria cidadania, porque a Ordem representa a cidadania, fala em nome do cidadão e em respeito ao cidadão”. Com a afirmação, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, resumiu o simbolismo do ato solene que marcou a inauguração do novo endereço da subseção de Francisco Beltrão na noite desta quinta-feira (26).

Lamachia também aproveitou oportunidade para enaltecer o exemplo de compromisso e de comprometimento dos dirigentes da instituição com as bandeiras da advocacia. “Tenho afirmado e reafirmado: em um somos todos e em todos somos um. Esta é a demonstração que temos que dar. A união da nossa classe é peça-chave para o fortalecimento da nossa atividade profissional, hoje tão vilipendiada, tão agredida, mas muitas vezes por força da nossa desunião”, ponderou.

"Temos que defender as prerrogativas com a certeza de que elas não são da advocacia, mas sim da sociedade, que precisa de defensores independentes, plenos e capazes de garantir a efetividade dessa garantia fundamental, que é o devido processo legal”, afirmou.

“A presença de todas as autoridades que estão aqui é a demonstração clara, cabal e definitiva da importância desta instituição, cuja história se confunde com a da democracia brasileira. Nós lutamos pela democracia e temos um compromisso com a Constituição Federal. A democracia brasileira não pode ser agredida como temos visto nestes últimos tempos”, frisou.

Em tom de agradecimento, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou tratar-se de uma ocasião histórica para a seccional. Ele reconheceu o esforço demandado para que o edifício saísse do papel, lembrando que várias medidas foram necessárias até que a construção fosse anunciada há pouco mais de dois anos.

“Presidir esta instituição não é tarefa de um homem só, mas de um time formado por diretoria, conselho, Caixa de Assistência, Escola Superior de Advocacia, Tribunal de Ética e todas as 48 subseções. Ninguém faz nada sozinho. E por ter um time coeso como este é que podemos estar aqui hoje comemorando, transbordando de alegria de entregar à advocacia, que nos confiou o seu voto, uma obra como esta”, agradeceu.

Defesa das Prerrogativas

No atual contexto político, econômico e social, Lamachia pontuou ser urgente demonstrar que a advocacia é fundamental para a manutenção de um estado democrático de direito e defender as prerrogativas da profissão com a certeza de que elas não são do advogado, mas do cidadão.

“É fato que o momento que o Brasil enfrenta é um dos mais difíceis. Muitos dizem que vivemos uma crise econômica. Outros que vivemos uma crise política. Mas tenho afirmado e reafirmado: a crise que vivemos é ética, moral e sem precedentes. É chegado o momento do povo brasileiro reassumir o compromisso com a ética, com a mudança. Nós precisamos sim combater a corrução, buscar a transformação da sociedade brasileira, exigir que atos ilícitos sejam condenados. Mas tudo isso de acordo com a lei, nos termos da lei. Fora da Constituição não há solução”, disse.

Voto consciente

A advocacia, sustentou Lamachia, tem que ser entendida como verdadeiro múnus público. “Temos compromissos com a sociedade e o maior de todos neste momento é o compromisso com o voto. Nós não podemos nos omitir neste momento, somos agentes de transformação social. Quando defendemos uma reforma política, quando criticamos os políticos, não estamos a criminalizar a atividade política. Sabemos todos que não há democracia sem política, não há política sem políticos. O que precisamos é desta depuração, que deve ser feita pelo poder do voto, que todos nós temos. Se estamos criticando grande parte da classe política que está aí hoje, temos que perceber que somos responsáveis, porque o poder emana do povo”, afirmou.

“Vamos fazer o voto consciente, o voto da mudança, do novo país. Isso tem que começar a partir da força da advocacia brasileira. A cada momento como este, eu me convenço mais e mais da importância que tem a advocacia para o país. Nós temos que mostrar que somos os verdadeiros defensores da liberdade, da dignidade, muitas vezes da própria vida da pessoa. Nós temos a capacidade para transformar a nação que nós queremos”, concluiu.

Francisco Beltrão

Para o presidente da OAB Francisco Beltrão, Luiz Carlos D’Agostini Júnior, a inauguração da obra marca uma nova fase para a advocacia da região. “Esta obra nos dá amparo e força para lutarmos por uma advocacia mais forte”, disse. “Hoje, a OAB Francisco Beltrão é representada por 900 colegas que lutam a cada dia para que a advocacia seja respeitada e forte no Sudoeste do Paraná. É difícil mensurar o que esta obra significa para nós”, completou D’Agostini Júnior. O advogado discursou ao lado do presidente licenciado da subseção, Marcelo Miró, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo colega e os demais diretores.

A noite foi marcada por homenagens ao presidente José Augusto Noronha e ao pai dele, Antônio Lopes de Noronha, que há 36 anos estava entre os conselheiros estaduais que alinharam a criação da Subseção de Francisco Beltrão. O presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli, também foi homenageado pelo apoio à subseção. “Uma obra como esta é também de advogados voluntários que conseguiram transformar o sonho em realidade. Pessoas que não apenas sonharam, mas que lutaram dia após dia por isso”, disse Piancastelli.

A nova sede está localizada numa área central da cidade, com 1.200 metros quadrados de área construída, e conta com salas de reunião, escritório compartilhado, secretaria, auditório para 260 pessoas, além de um espaço de convivência.

Com informações da OAB-PR


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend