Language
Em conversa com a advocacia de Bagé (RS), Lamachia destaca força institucional da OAB

Fórum Nacional de Educação Jurídica da região Norte será em 13 de abril, no AM

segunda-feira, 2 de abril de 2018 às 16h34

Brasília (DF) e Bagé (RS) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, exaltou durante seu pronunciamento nesta segunda-feira (2), na Subseção gaúcha de Bagé, a força institucional da Ordem em meio ao delicado momento de polarização política que o Brasil atravessa. Ele e o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, estão em Bagé para as agendas de comemoração dos 85 anos da Subseção. O ex-presidente da Seccional gaúcha e conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul, Renato Figueira, também acompanha a comitiva.

Ao se dizer muito feliz por ter a oportunidade de revisitar cidades gaúchas, Lamachia ressaltou a responsabilidade da OAB em momentos como o atual. “Nossa entidade, pela força que tem, é sempre demandada. A todo momento surgem novos desafios. A atual quadra histórica é de intolerância, em que a Ordem tem conseguido se preservar. Muitas instituições estão divididas, é verdade, mas o Sistema OAB tem conseguido caminhar unido”, disse.

Ele lembrou algumas das principais atuações da entidade nos dois anos de sua gestão até aqui. “O primeiro grande desafio imposto à nossa instituição quando assumi foi o episódio da cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A Ordem não se furtou, não se escondeu e esse foi o nosso primeiro ato de gestão. Depois seguiram-se situações tão complicadas ou mais, a exemplo dos dois pedidos de impeachment de presidentes da República por decisão do Conselho Pleno”, recordou-se, ao citar os pedidos da Ordem pela perda dos mandatos de Dilma Rousseff, e, posteriormente, Michel Temer.

Lamachia também ressaltou que, ao defender causas da cidadania, a OAB jamais deixou de lutar pelas pautas corporativas. “Lutar pelo respeito irrestrito aos advogados e às advogadas é bandeira maior da OAB. Por isso fomos ao Congresso Nacional e conseguimos, no Senado, importantíssima vitória com a criminalização dos atos que violem prerrogativas da advocacia. Falta pouco para a matéria ter aprovação definitiva na Câmara”, apontou.

O presidente da Subseção de Bagé, Marcelo Godinho Marinho, ressaltou a importância da visita e disse que é a primeira vez que um presidente nacional da OAB visita a Subseção. “Estamos muito honrados e felizes por receber as duas autoridades da advocacia: o presidente nacional e o presidente da Seccional. Para nós, é um marco na história da Subseção”.

Agenda

Os dirigentes deram sequência a mais uma edição do projeto De Colega para Colega, iniciativa que integra o Plano de Valorização da Advocacia e consiste no encontro dos presidentes com advogados e advogadas em seus ambientes de trabalho. Eles visitaram o advogado George Teixeira Giorgis, que tem 59 anos de advocacia e 85 de idade; depois, foram ao escritório da advogada Caroline Regert Moreira de Oliveira, que recebeu a carteira profissional no início de 2018. Os dois profissionais narraram suas experiências sob os prismas de quem tem muito tempo de advocacia e de quem começou recentemente.

Ainda na mesma tarde, os dirigentes rumaram às salas da OAB na Justiça do Trabalho e na Justiça Estadual para ouvir as demandas da advocacia local.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RS


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend