Language
Atualização constante a respeito das legislações
Lamachia é homenageado durante congresso da advocacia pública federal
quarta-feira, 30 de agosto de 2017 às 14h05

Brasília – O presidente nacional na OAB, Claudio Lamachia, foi homenageado na noite desta terça-feira (29) na abertura do XXI Congresso Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Conpprev), ocasião que também marcou o início da comemoração dos 25 anos da Associação da categoria (Anpprev). Ele foi homenageado com uma placa pelo reconhecimento e empenho dedicado às causas da advocacia pública.

“A OAB vem consolidando sua missão institucional de receber em seus quadros toda a advocacia brasileira, seja ela pública ou privada. Advogadas e advogados públicos compõem uma classe que precisa ser, cada vez mais, reconhecida não como servidora deste ou daquele governo, mas sim do Estado brasileiro”, apontou em seu discurso.

O presidente nacional da Ordem também analisou o momento do país. “Se muitos dizem que vivemos uma crise política e econômica, eu digo que a natureza desta crise é moral e ética. Precisamos mudar de patamar e ter na moralidade a nossa grande bandeira. A OAB tem sido chamada como nunca a participar dos mais importantes debates nacionais. A Constituição Federal impõe que sejamos muito mais do que uma entidade de classe, mas que tenhamos também um compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito”, completou.

Lamachia encerrou seu discurso apontando a necessidade de se ter em mente que “a advocacia é a primeira arma da cidadania brasileira”, para em seguida receber das mãos da diretora da Anpprev em Brasília, Sueli Medeiros, uma placa pelo reconhecimento e empenho dedicado às causas da advocacia pública.

Antônio Rodrigues da Silva, presidente da Anpprev, destacou em seu discurso o papel da OAB em prol do avanço da cidadania. “É a instituição-mãe de todas as demais. Como bem disse o presidente Lamachia, o papel do advogado realmente tem se elevado em uma escala de importância diante do momento que o Brasil atravessa. Portanto é de se exaltar o comprometimento e o trabalho da OAB em prol das causas republicanas”, ponderou.

Em nome da classe política, falou o advogado e deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS-DF). “É certo que sem políticos não há política. Mas a Justiça ocupa um espaço decisivo em todo esse processo. Acredito que só há uma classe capaz de salvar o país do precipício institucional para o qual querem empurrá-lo: a advocacia. Fora da lei não há justiça, muito menos se afastando dos limites da Constituição”, observou.

Paulo Gustavo Medeiros, advogado-geral da União substituto, também fez um breve pronunciamento. “Na nossa atividade, as prerrogativas básicas garantidoras do exercício pela Constituição Federal vão se cumprindo pouco a pouco. A implementação é gradual, ao passo em que vemos a Carta Magna se efetivar pelo exercício da advocacia de Estado”, apontou.

Além deles, compuseram a mesa de abertura o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), José Coêlho Ferreira; o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF); o subprocurador-geral da República, Francisco Adalberto Nóbrega; o diretor de Comunicação Social e Relações Públicas da Anpprev, Wilson de Castro Júnior; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Federais no Estado do Rio de Janeiro (Apaferj), José Márcio Araújo de Alemany; e o presidente da Juventude Socialista do PDT, Léo Bijos, representando o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Joe Valle (PDT-DF).


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend