Language
Atualização constante a respeito das legislações
Deu na mídia: Lamachia detalha pedido de impeachment que OAB irá protocolar
segunda-feira, 22 de maio de 2017 às 21h16

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, concedeu entrevista coletiva na sede da entidade nesta segunda-feira (22) para falar com jornalistas acerca do pedido de impeachment que será protocolado na Câmara dos Deputados até o fim desta semana. O Conselho Pleno da OAB decidiu pelo pedido em reunião extraordinária no último sábado.

Os principais veículos do País destinaram espaços de destaque às palavras de Lamachia durante a coletiva. Veja:

Jornal Nacional [TV GLOBO] - 22 de maio de 2017 (Clique para assistir)

O Globo - Temer não negou em momento algum os diálogos, diz presidente da OAB

Ele afirmou que o pedido se baseia no fato de Temer não ter negado, em momento algum, a existência do diálogo, que traz fatos “gravíssimos”. A entidade vai apresentar o pedido oficialmente à Câmara dos Deputados ainda nesta semana indicando que Temer praticou crime de responsabilidade, segundo Lamachia.

Estadão - Não recebo fanfarrão delinquente no porão da minha casa, diz presidente da OAB sobre Temer e Joesley no Jaburu

“Primeiro, o presidente não deveria nem ter recebido (Joesley). Se eu sei que alguém é um deliquente eu não recebo aqui na OAB, não vou receber alguém que, sabidamente para mim, é um deliquente e um fanfarrão numa audiência na Ordem, quiçá na minha casa, na minha residência, na garagem, no porão, seja onde for”, disse Lamachia.

Folha de SP - Independentemente de edições em áudio, Temer cometeu crime, diz OAB

"Muito está se discutindo sobre alguma edição do áudio, mas a peça que a OAB irá apresentar tem como base também as declarações do presidente sobre a reunião. Ele em nenhum momento nega os fatos [relativos à conversa sobre compra de autoridades]", disse Lamachia.

Estadão - ‘O presidente jamais deveria ter indicado um interlocutor para um fanfarrão delinquente’, diz OAB

Ao defender o impeachment de Temer, seguindo decisão quase unânime das bancadas da Ordem – 25 votos a um -, o presidente da entidade máxima da Advocacia relembrou o fato de Temer ter indicado Rocha Loures, seu antigo aliado, para tratar de assuntos de interesse de Joesley.

Exame - Pedido de impeachment da OAB vai além do áudio de Temer

O presidente do colegiado, Claudio Lamachia, disse não estar definido ainda se isso será feito na quarta ou quinta. A acusação será de prevaricação, o que caracterizaria o crime de responsabilidade. “Todo teor da conversa é gravíssimo”, disse Lamachia.

Estadão - ‘Os empresários foram punidos ou receberam um prêmio?’, protesta OAB sobre benefícios a delatores

Lamachia classificou de ‘verdadeiro escárnio’ os benefícios dados aos empresários Joesley e Wesley Batista, acionistas da JBS que firmaram acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

G1 - OAB apresentará pedido de impeachment de Temer nesta semana, diz Lamachia

Segundo Lamachia, mesmo que a gravação de uma conversa entre Joesley e Temer (em 7 de março deste ano), entregue ao Ministério Público, tenha passado por algum tipo de edição, como argumenta a defesa do presidente, as declarações públicas de Temer sobre o episódio confirmam o teor do diálogo e “isso que é indiscutível”.

R7 - OAB irá protocolar impeachment de Temer nesta semana independente de perícia em áudios

"Estaremos ainda nesta semana protocolando o pedido de impeachment. Muito está sendo discutido sobre a validade das gravações. Nós não fazemos avaliação sobre isso, porque a peça e a decisão tomada pela OAB tem relação com as declarações do próprio presidente da República, que não nega que tenha tido a conversa. As duas declarações oficiais reconhecem o teor das conversas".

EBC – OAB deve protocolar pedido de afastamento de Temer até quinta-feira

O presidente da OAB afirmou estar ‘incomodado’ com essa situação e que existe possibilidade de a entidade máxima da Advocacia questionar os benefícios concedidos a Joesley e a Wesley. “Como há advogados de todos os lados, temos de fazer isso com cuidado. Mas o fato é que a situação é gravíssima. Um deboche para sociedade.”

CBN - OAB vai ingressar com pedido de impeachment na Câmara

Segundo ele, a OAB levou mais em consideração tudo que o presidente escutou do que o desdobramento e o conteúdo integral do próprio áudio gravado por Joesley, dono da JBS. Ele disse que o mínimo que o presidente Temer poderia ter feito é ter encerrado a conversa e comunicado as autoridades. No entendimento da OAB, isso indica prevaricação.

Band - Pedido de impeachment de Temer será protocolado na 4ª ou 5ª feira, diz Lamachia

Lamachia afirma que a OAB não entrou na avaliação sobre uma eventual edição do áudio. "A peça da OAB tem como base as declarações do próprio Presidente da República. Em nenhum momento ele nega o diálogo e a interlocução. As próprias manifestações e as duas declarações formais do Presidente da República reconhecem o teor da conversa. Isso é indiscutível", disse Lamachia.

Jovem Pan - Pedido de impeachment de Temer será protocolado esta semana, diz OAB

Claudio Lamachia classificou a situação atual como deboche. "É um verdadeiro escárnio. Os dois empresários foram punidos ou receberam um prêmio? Eles continuam com uma vida invejável e o povo brasileiro não tem saúde, educação. Vivemos uma crise política e moral".

Zero Hora - Presidente da OAB nacional explica pedido de impeachment contra Temer

O Conselho Pleno da OAB reuniu-se no último sábado (19), quando acolheu o voto proposto por comissão especial pela abertura do processo de impeachment contra o presidente Temer, por crime de responsabilidade. Foram 25 votos a favor e apenas uma divergência e uma ausência.

Valor - Temer não negou teor da conversa com Joesley e foi conivente, diz OAB

“O mínimo que o presidente devia ter feito era encerrado a conversa e avisado as autoridades competentes. A peça da OAB e sua decisão tem como base as declarações do presidente, que não nega os fatos e a interlocução que teve. Ele reconhece o teor do diálogo”

Jornal do Brasil - OAB: pedido de impeachment se baseia nas declarações de Temer, e não na gravação

"Mesmo que o áudio tivesse alguma edição, as duas declarações públicas de Temer confirmam o teor do diálogo. E isso que é indiscutível”, disse o presidente da OAB.

UOL - OAB diz que Temer prevaricou ao conversar com empresário "fanfarrão e delinquente"

"Se o presidente da República sabia que estava diante de um interlocutor que é um 'fanfarrão' e um 'delinquente 'ele não deveria ter recebido (Batista)", defendeu Lamachia.

iG - OAB vê crime de prevaricação e defende o impeachment de Temer

Questionado sobre a possibilidade de a gravação da conversa entre Temer e Joesley ter sido editada, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil afirmou que o áudio não é a única motivação do pedido de impeachment, mas também os pronunciamentos do presidente da República confirmando que não adotou nenhuma medida contra os atos que Joesley disse adotar para obstruir a Justiça.

Correio Braziliense - OAB apresentará pedido de impeachment de Michel Temer ainda nesta semana

De acordo com a OAB, Temer faltou com o decoro ao se encontrar com um empresário alvo de diversas investigações em curso, sem registro em sua agenda e prometido agir em favor de interesses particulares.

O Tempo - OAB: pedido de impeachment de Temer será protocolado na 4ª ou 5ª feira

Para o presidente da OAB, Temer não deveria nem mesmo ter recebido o empresário, uma vez que ele próprio o considerava um "fanfarrão". "Todo o conteúdo da conversa é gravíssimo. A OAB está protocolando um pedido de impeachment. E o presidente terá toda condição de exercer seu livre exercício de defesa, de contraditório. Mas os fatos estão postos pelo próprio presidente Em nenhum mesmo o presidente afirmou que a conversa não teria ocorrido."

Metrópoles - Para OAB, fatos contra Temer “são gravíssimos” e justificam impeachment

Segundo Lamachia, não há dúvidas de que houve prevaricação por parte do presidente, já que ele ouviu de Joesley Batista, dono do grupo JBS, denúncias de tráfico de influência e de cooptação de juízes e integrantes do Ministério Público Federal, e não tomou qualquer providência ou pediu investigação.

O Antagonista - Presidente da OAB: “O ponto central não é o áudio”

"Para nós, o ponto central não é se o áudio teve uma ou mais edicão. A OAB levou em consideração as manifestações do senhor presidente da República, que em nenhum momento nega o conteúdo da conversa. Ele desqualifica o delator, mas não o conteúdo da conversa."

Brasil 247 – OAB diz que Temer prevaricou em diálogo com empresário “fanfarrão e delinquente”

Lamachia disse que Temer cometeu o crime de prevaricação na conversa com Joesley, que foi gravada pelo empresário na noite de 7 de março no Palácio do Jaburu, por não negar, em seus pronunciamentos até hoje, que realmente teve a conversa com Batista.


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend