Language
Atualização constante a respeito das legislações

Confira as principais notícias do período entre 11 e 17 de julho

sexta-feira, 18 de agosto de 2017 às 00h15

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, os artigos do presidente Claudio Lamachia em alusão ao Dia da Advocacia, OAB aciona o STF para que presidente da Câmara analise pedido de impeachment contra Michel Temer, OAB estudará ingresso de ação contra a alta de impostos sobre combustíveis e Ordem reforça que uso de celulares pela advocacia não é proibido em audiência, entre outros assuntos.

Impeachment contra Temer

A OAB Nacional impetrou nesta quinta-feira (17) mandado de segurança com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, analise o pedido de impeachment formulado pela entidade contra o presidente da República, Michel Temer. “Maia não tem direito a nada fazer”, afirmou o presidente da Ordem, Claudio Lamachia. Leia mais aqui.

Uso de celulares

O posicionamento do Conselho Federal da OAB acerca do pleno direito do advogado de usar telefone celular durante audiências foi ratificado pelas palavras do procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas da entidade, Charles Dias, que nesta quarta-feira (16) sustentou oralmente junto à 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na capital gaúcha. Leia mais aqui.

Prerrogativas fortalecidas

Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da Advocacia. Leia aqui a manifestação da diretoria e do Conselho Federal para a data.

Folha de S.Paulo: O Dia da Advocacia

Confira o artigo de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado na edição desta sexta-feira (11), Dia da Advocacia, jornal Folha de S.Paulo. Leia mais aqui.

Que a memória do eleitorado não falhe

O jornal gaúcho "Correio do Povo" publicou nesta quinta-feira (17) artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, sobre a necessária depuração da classe política. "O Brasil precisa urgentemente renovar seus laços com a democracia, fazendo uma ampla reforma política, nem que ela comece pela rejeição de nomes que teimam em se apresentar e atuam apenas por seus próprios interesses", afirma. Leia aqui o texto completo.

Engajamento da sociedade

“Mais do que econômica, vivemos uma crise ética no Brasil”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, nesta terça-feira (15). Lamachia participou do Fórum Jovem Pan Mitos & Fatos, realizado na cidade de São Paulo, no qual também destacou a necessidade do envolvimento da sociedade civil organizada na depuração política. Leia mais aqui.

Procuradoria Nacional de Prerrogativas

Após atuação conjunta da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e do órgão congênere na Seccional maranhense da Ordem, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) concedeu na última quinta-feira (10) habeas corpus para trancamento de uma ação penal contra uma advogada acusada de oferecer vantagem indevida a funcionário público para revelar fato sigiloso que conheça em razão de cargo público – função que a advogada nunca ocupou. Leia mais aqui.

Impostos sobre combustíveis

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou na tarde desta terça-feira (15) que levará à próxima sessão do Conselho Pleno a definição sobre uma ação da Ordem contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis. A informação foi dada durante entrevista ao Estadão. Em julho, o presidente da República, Michel Temer, decidiu promover aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis como forma de cobrir o rombo nas contas do governo. Leia mais aqui.

Reforma política

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, voltou a criticar nesta quarta-feira (16) as propostas debatidas pela Câmara dos Deputados para a reforma política. Também prometeu que a entidade irá acionar o STF se for aprovado projeto que permite a doação oculta para campanhas política. “Esta não é a reforma política que o Brasil quer e precisa. São retrocessos ao próprio sistema que temos hoje”, afirmou. Leia mais aqui.

Fundo eleitoral

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abriu na noite desta quarta-feira (16) a XX Conferência Estadual da Advocacia e a XX Semana Jurídica da OAB Mato Grosso. Em seu pronunciamento, ele ressaltou o trabalho da Ordem na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e criticou a aprovação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões. Leia mais aqui.

Vagas do STF

O portal jurídico Migalhas postou nesta sexta-feira (11) artigo do diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, sobre a indicação de magistrados para o Supremo Tribunal Federal. "Poucos discordariam da assertiva de que tribunais constitucionais desempenham função política. Tomemos o cuidado de salientar que o termo política, aqui, é empregado em sentido amplo, e não no restritivo sentido partidário. Política como conjunto de relações de poder que influenciam e orientam as decisões coletivas concebidas e impostas pelo Estado", diz no texto. Leia mais aqui.

Advogados comprometidos

O portal Espaço Vital publicou nesta sexta-feira (11) artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, alusivo ao Dia da Advocacia. "O cenário atual evidencia a importância do respeito às prerrogativas da advocacia, em contraposição ao anseio de que se pratique a justiça sumária. O clamor das ruas não pode ser ignorado, mas também não pode sobrepor-se ao essencial: à lei, que é a expressão maior da civilização", afirma. Leia mais aqui.

União da advocacia brasileira

O portal jurídico Migalhas publicou artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, sobre o Dia da Advocacia, celebrado neste 11 de agosto. "A advocacia é a voz do cidadão em juízo e tem como uma de suas missões fundamentais agir para garantir direitos e evitar abusos, contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna e igualitária", afirma Lamachia. Leia mais aqui.

Advocacia ao lado do Brasil

Confira o artigo de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado nesta sexta-feira (11), Dia da Advocacia, no Jornal do Comércio, de Porto Alegre.Leia aqui.

Novas estruturas do IASP

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhado do presidente da Seccional paulista da Ordem, Marcos da Costa, participou da solenidade de inauguração da expansão estrutural do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), realizada nesta sexta-feira (11), o Dia da Advocacia.Leia mais aqui.

Mensagem de Dia dos Pais

Neste 13 de agosto, data em que celebramos o Dia dos Pais, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados dedica seus melhores votos a todos os pais, especialmente àqueles que se dedicam ao nobre ofício da advocacia. Leia mais aqui.




VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend