Language
Atualização constante a respeito das legislações

Lamachia recebe presidente da Associação Nacional de Jornais

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 às 13h18

Brasília – Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, recebeu na noite desta terça-feira (7) o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do Fórum Mundial de Editores, Marcelo Rech, que também ocupa a vice-presidência editorial do Grupo RBS de Comunicação.

No encontro, eles destacaram causas comuns entre as duas entidades, a exemplo da luta pela liberdade de imprensa que deve haver em um Estado Democrático Direito, garantindo acesso da sociedade à informação de qualidade.

Lamachia corroborou o posicionamento, lembrando atuação recente da OAB. “Há alguns meses realizei sustentação oral junto ao TRF-1 em um processo que exigia a quebra do sigilo telefônico de um jornalista, tendo a OAB atuado como amicus curiae na ação. Respeitar o sigilo da fonte é garantir que tenhamos uma imprensa que seja fonte de informações”, afirmou.

Rech destacou o papel de vanguarda da OAB como legítima representante dos interesses da sociedade civil e alertou para um problema contemporâneo: a disseminação de notícias falsas, que se potencializa com as redes sociais. “Há estatísticas de que esses factoides foram mais consumidos do que as verdadeiras notícias, infelizmente. É um problema mundial, que parte de todos os lados das discussões”, lamentou.

Ele destacou a importância do apoio da Ordem à causa, ressaltando que a entidade tem como uma de suas marcas a busca pela justiça e pela verdade.


VOLTAR AS NOTÍCIAS

Selos
Attend